Portugal continua a ser um destino promissor para imigrantes brasileiros especializados, mesmo após mais de seis meses da análise deste tema.
Um Novo Olhar para a Imigração Brasileira
O senador brasileiro Chico Rodrigues, durante sua missão oficial a Portugal, defendeu que há espaço para a mão-de-obra especializada do Brasil, mesmo com a comunidade brasileira já somando 400 mil pessoas no país. O relatório a que a Lusa teve acesso revela que “há um espaço importante para a manutenção da migração de brasileiros para Portugal”, especialmente nas áreas de hotelaria, turismo, construção civil e restaurantes.
Além disso, o documento sugere que esse espaço deve ser explorado “com sabedoria e orientação governamental”. O relatório foi resultado de uma visita realizada entre 23 e 29 de janeiro de 2023, onde o senador visitou os consulados do Brasil em Lisboa, Porto e Faro. O objetivo da missão foi investigar a situação dos brasileiros que migraram em busca de melhores condições de vida, mas que enfrentaram um ambiente desafiador devido à pandemia e à guerra na Ucrânia.
Interesse em Parcerias Estratégicas
O relatório também destaca o “interesse de autoridades do Governo português” em estabelecer uma maior colaboração com o Brasil. Isso não apenas ajudaria a suavizar os impactos econômicos recentes, mas também incentivaria a oferta de mão-de-obra qualificada e aumentaria os investimentos brasileiros em Portugal. Essas ações incluem a ajuda para repatriação de brasileiros que desejam retornar ao seu país devido às dificuldades enfrentadas.
Desinformação e Seus Efeitos
Outro aspecto abordado pelo relatório é o impacto da desinformação, promovida por youtubers e influencers, que tem incentivado a migração indiscriminada de pessoas sem formação especializada. Essa realidade tem gerado dificuldades financeiras para muitos brasileiros, levando a um aumento na procura por apoio para repatriação. Portanto, o documento recomenda avaliar maneiras de coibir a divulgação de informações falsas.
Desafios na Imigração
A missão também trouxe à tona a morosidade da autoridade portuguesa de imigração, agora chamada Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Essa lentidão tem dificultado a regularização da situação de muitos imigrantes brasileiros.
O relatório sugere que o Governo brasileiro busque maneiras de melhorar essa articulação com o governo português. Isso facilita o trabalho legal para os imigrantes brasileiros e assegura um ambiente mais acolhedor para aqueles que buscam oportunidades no país.