O governo de Portugal elevou recentemente o nível de representatividade de cinco de seus postos no Brasil — os vice-consulados localizados em Recife (PE), Belém (PA), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) foram convertidos, respectivamente, em consulado-geral (Recife) e consulados nas demais cidades.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (MNE), a mudança “visa reforçar o relacionamento bilateral com o Brasil e, simultaneamente, servir melhor as comunidades portuguesa e brasileira” no país sul-americano.
A decisão ocorre num momento de forte pressão sobre a rede consular portuguesa no Brasil: os consulados registraram uma média de 95 pedidos de visto por dia, segundo relatório do MNE, o que gerou atrasos significativos — em alguns casos de até nove meses para emissão de documentação.
Com a reforma, o posto de Recife, por exemplo, passa a ter maior autonomia administrativa e capacidade de atendimento, equiparando-se às sedes já existentes em São Paulo e Rio de Janeiro.
Para brasileiros que solicitam visto ou atendimento consular em Portugal, a expectativa é de uma melhoria no serviço, prazos mais curtos e maior eficiência operacional. A mudança reforça também a relevância da comunidade brasileira no fluxo migratório e diplomático entre Brasil e Portugal.
Fonte:
DN Brasil